BIOGRAFIA

 

Nascido em São Paulo, aos 11 anos começou a se dedicar à pintura e ao desenho com o objetivo de se tornar um artista. Aos 16, tornou-se membro da Associação dos Artistas Plásticos de São Paulo, mas não se intimidou pelo sucesso precoce e ascendente de sua carreira e deu continuidade aos estudos e pesquisas, buscando a excelência de sua arte. Teve, como professores, Salvador Rodrigues Júnior, Sante Bullo e Giovanni Oppido. Gilberto sempre gostou de estudar as culturas antigas como a história da arte, procurando conhecer de perto o trabalho de grandes mestres da pintura e, ao mesmo tempo, mantendo seu trabalho em harmonia com as tendências contemporâneas da arte mundial. Na produção de suas obras, seja um simples estudo ou uma composição mais complexa, procura fazer uso da natureza como fonte de informação e inspiração.

 

Em sua viagem de estudo para a Rússia em 1999, há o início de uma nova etapa artística em sua carreira. No primeiro ano, estudou no Instituto V. A. Surikov, Moscou. Em 2000, transferiu-se para São Petersburgo, onde foi aceito como aluno da Faculdade de Pintura da Academia I. E. Repin. Lá, passou o primeiro ano estudando no ateliê de Yuri Kalyuta e Vladimir Stetsenko. No segundo ano, passou para o ateliê dos professores Sergey Pichahchi e Gennadi Monasherov. Nos anos seguintes até sua formação, estudou pintura com o mestre Vasily Sokolov e seu auxiliar Vasily Rudnev, e desenho com o professor Vladimir Mogilevtsev.

 

Durante sua formação, fez algumas cópias de grandes mestres dentro do museu Hermitage: Flora, de Van Rijn Rembrandt; O Tocador de Alaúde, de Michelangelo Merisi Caravaggio; e Retrato da Princesa Catarina Van Leunink, de Gerard Terborch.

 

Gilberto Geraldo obteve as maiores premiações nos melhores e mais prestigiados Salões de Arte do Brasil, onde também foi convidado a participar como membro de júri. Exibiu seus trabalhos em mostras individuais e coletivas e muitos deles se encontram em coleções particulares no Brasil e no exterior. Foi o primeiro artista brasileiro a se formar na Academia Russa de Artes Plásticas, em São Petersburgo. Academia essa fundada no ano de 1757, a qual formou artistas que se tornaram grandes mestres do cenário artístico russo, como Karl Briullov, Alexander Ivanov, Ilya Repin, Ivan Kramskoi, Ivan Shishkin, Valentin Serov, Henryk Siemiradzki, Nikolai Fechin, dentre muitos outros. Várias obras de Gilberto, durante seus estudos, foram separadas para a coleção do museu da Academia. Foi premiado por várias vezes em concursos internos e dois de seus trabalhos, acervos da Academia, ilustraram o livro de desenho do professor Vladimir Mogilevtsev intitulado Esboços e Desenhos Acadêmicos "Наброски и учебный рисунок".

 

No ano de 2007, defendeu com honras o diploma intitulado Índias Brasileiras, e foi aceito como membro da Associação dos Artistas Russos de São Petersburgo.

 

 

PREMIAÇÕES

 

1987 – Medalha de Ouro no XIX Salão Ararense de Artes Plásticas

1987 – Medalha de Ouro no Salão Oficial de Matão

1988 – Medalha de Ouro no III Salão de Artes Plásticas de Arceburgo

1988 – Medalha de Ouro no Salão Oficial de Belas Artes de Matão

1988 – Medalha de Ouro no XII Exposição de Artes Plásticas de São João da
             Boa Vista

1988 – Medalha de Ouro no 4º Salão Acadêmico de Belas Artes de Campinas

1990 – Medalha de Ouro no XVII Salão Limeirense de Arte

1991 – Medalha de Ouro no 8 º Salão Poços-Caldense de Belas Artes

1992 – Medalha de Ouro no II Salão Oficial de Itanhaém

1994 – Medalha de Ouro no IV Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto

2001 – Pequena Medalha de Ouro no 52 º Salão Paulista de Belas Artes

2001 – Medalha de Ouro no 24º Salão de Artes Plásticas de Ilha Bela

2003 – Grande Medalha de Ouro no 54 º Salão Paulista de Belas Artes

2005 – 3º Lugar da Exposição dos Melhores Desenhos da Academia - Estudo de
             Panejamento

2007 – Participação na Exposição Tradição e Modernidade - Os melhores
             desenhos da última década

2009 - 1º Lugar no Salão de Desenhos Acadêmicos da Atualidade (concurso entre
             todas as escolas do território russo), Volgograd, Rússia.

2011  – Diploma no “Salão de Outono” da Associação dos Artistas Plásticos de São
             Petersburgo

 

 

 

Pt          En           Ru

 

Gilberto Geraldo @ todos direitos reservados                                                               Desenvolvido por: Setup Web